I Concurso Literário Benfazeja

FaXina




Crônica, por Mariana Collares.


Minha dica para cada aniversário é fazer faxina. Não, esqueça o pano de chão! Faxinar só a alma - a casa da gente.

Comece pelos amigos. Pense em quem está com você neste ano, neste dia de aniversário, quem ficou - nem que seja no carinho - e quem saiu pela culatra. Esses deixe pra lá. Passaram, como o seu ano passou. Faz parte. É da vida e aprender a se despedir faz parte dela.

Depois, pense na família. Limpe os laços, organize a poeira dos ‘eu te amos’ e renove-os para aqueles que ainda importam e que você não quer que se vão sem que saibam disso.

Pegue, então, os rendimentos do trabalho e faxine. Pense naquilo que tem estorvado, só ocupado espaço, e jogue fora. Quem sabe, doando o que nos torna inflados, não nos sentiremos mais leves, como os anos que estamos deixando para trás. Aliás, faça faxina nos anos. Não some os anos passados. Pegue o ano em que você está, diminua pelo número de coisas legais que você fez e então esta é a sua idade. A verdadeira. Faxinada.

Depois faxine o corpo. Tome um banho longo e cheio de perfumes bons e olhe para ele na frente do espelho por 10 minutos, sem parar. Você vai perceber que este é o corpo que você se dá de presente, a cada ano. Então se você gosta, se ele está de acordo com a sua experiência e os anos passados, pensa que você está fazendo certo, está aprendendo a se gostar, a se entender, a se perdoar. Se não, está faltando faxina. Aquela que importa e que acaba aparecendo no fenótipo, de dentro para fora, entende? É isso! Faxinar é preciso.

Se você já fez anos, faxine agora mesmo. Como se fosse o seu dia. Porque no fim, no fim mesmo, ele é. E se não fez ainda, marque no calendário o dia da faxina com um lindo coração no lugar do X. Depois mãos à obra. Já que a obra é você.


*

Créditos da imagem: (pode deixar que eu preencho isso)
Relex, por Sergio Murillo

Um comentário:

  1. Tai!,Mariana,gostei da crônica,fala ao coração da gente,ainda que estejamos triste,gostei,e está muito bem escrito,parabéns!.

    ResponderExcluir