I Concurso Literário Benfazeja

Iracy de Souza | Editora de artigos e entrevistas



Eu, Iracy, nasci e me criei no Rio de Janeiro, minha grande paixão.

Em minha travessia percebi que se o potencial de criatividade é inerente a todo ser humano, deixá-lo inerte jamais me faria superar dificuldades. Meus sonhos jamais se tornariam realidades. Meus anelos de crescimentos não me levariam ao desejado píncaro da glória, aquele, que como pensava Castro Alves: “Sou pequeno, mas só fito os Andes”. Então, não me deixei alienar por percalços de uma vida economicamente frágil. Adotei o ritmo da natureza, fui paciente, além de corajosa, sempre solidária, mas nunca solitária.

Acreditei confiante que o desenvolvimento individual e o social perpassam pelos estudos. Uma travessia laboriosa, edificante construída a partir da difusão de ideias, da criação de opinião e do sentido que damos a nossa existência. Soube como perseguir meus sonhos, me cerquei de bons mestres, bons livros, bons poetas, bons amigos...

Desde muito cedo, me vi encantada com as palavras. Com as estórias bem contadas, pelo” Canto por tudo e porquanto/ canto a canto e desencanto.”.

Hoje, leciono Literaturas, faço parte da equipe da revista O Marrare. Concluo minha tese de doutorado em Letras Vernáculas com o estudo que visa à leitura das obras de três poetas da Lusofonia — Salgado Maranhão (Brasil), Ana Luisa Amaral (Portugal) e João Maimona (Angola)) — que ocupam, na poesia contemporânea, especial relevo.

Finalmente e felizmente descobri qual a minha função nesse mundo, iluminar para que outros "operem....”.




Links Externos
O Marrare - UERJ

Nenhum comentário