I Concurso Literário Benfazeja

A passagem dos cometas



Poemas de Edir Araujo.

A Grande Farsa

Oh sempiterno amor!
No meu canto fiquei
Sem tugir nem mugir
Neste mundo sensabor

Oh sempiterna dor!
Neste mundo sensabor
Quieto no meu canto
Sem tugir nem mugir
Mais morto que vivo

Nessa história tão ridícula
Encenada por mim; polichinelo!
Eis aqui esse palhaço
Boneco enfeitiçado q’ te amou
Sublime solidão me envolve agora
Longe desta farsa tão medonha...

("Versos Perversos" pág. 16 – inédito - 26 de abril de 1999)




Ilusão Poética

Açulado, nesta solidão, por uma gostosa desordem mental
Cá estou eu mergulhado neste esplendoroso universo
onde as estrelas - quais signos linguísticos -
parecem me desafiar, acintosamente
com palavras mágicas
provocantes
misteriosas

Procurando interpretá-las idealizo versos estelares
construindo frases brilhantes, incompreensíveis
carregadas de um misticismo mórbido, talvez
imaginando o que querem me dizer, sei lá
no pavor da negra noite
silenciosa
e muda

( Poema composto em 11 de junho de 2003. Inserido no livro
"A passagem dos Cometas" pág. 219)



Onde está o sujeito?

Disse a amante do deputado:
- Brigaste comigo e acabaste no meu leito.
(Onde está o sujeito?)
O sujeito está no leito da amante.
E novamente a amante ao deputado:
- Te quero completo... Não volteis à tua mulher.
(Onde está o sujeito?)
Está com a tua mulher... com efeito.
Sua amante, toda faceira, toda fogosa, então disse:
- Vem, bem! Deitar com a tua mulher...
(Onde está o sujeito?)
O sujeito está com a tua mulher... não tem jeito.
O deputado, dividido entre a mulher e a amante, decidiu:
- Quero amar as duas... quero ficar com as duas.
(Onde está o sujeito?)
O sujeito está com as duas.
Ambas estão corneando o deputado.
Este, quando chega de viagem, ouve:
"Diz que me ama... Diz que me ama"
O sujeito está debaixo da cama.

(Versos Perversos – 09 de abril de 2005)


Biografia
Edir Araujo é poeta e escritor independente, nasceu em Piraí, estado do Rio em 1962. Autor dos livros "A passagem dos cometas" e "Gritos e Gemidos", publicados no Clube de Autores.Blog @Edir_Araujo Livro 'A passagem dos cometas'




Créditos da imagem:
Cometa Machholz, por Filipe da Veiga Ventura Alves

Nenhum comentário